Hoje, 13º dia da invasão russa, a Ucrânia acusou a Rússia de impedir a saída de mulheres, idosos e crianças de Mariupol. “O inimigo executou um ataque exatamente na direção do corredor humanitário”, disse o Ministério da Defesa ucraniano. Ontem, a Rússia prometeu trégua em cinco cidades ucranianas para evacuação de ucranianos por corredores: Sumy, Kharkiv, Chernigov, Mariupol e a capital, Kiev.
A Ucrânia ainda contabiliza os ataques sofridos nas últimas horas. As chamas em um depósito de petróleo foram apagadas nesta manhã em Chernyakiv, a cerca de 165 quilômetros a oeste da capital. O incêndio começou após um ataque das forças russas. Em Kharkiv, a segunda maior cidade do país, e em Mykolaiv, a cerca de 480 quilômetros ao sul de Kiev, áreas residenciais foram atingidas por bombardeios.
Para o governo ucraniano, a sensação é de que o avanço das forças russas diminuiu. “O ritmo do avanço do inimigo desacelerou consideravelmente, e em certas direções onde eles estavam avançando, praticamente parou”, disse o conselheiro presidencial ucraniano Oleksiy Arestovych. “As forças que continuam a avançar, avançam em pequenos grupos”. A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou hoje, que o número de refugiados em razão do conflito na Ucrânia superou a marca de 2 milhões de pessoas. Cerca de metade foi para a Polônia.