A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a ativação do sinal 5G puro (standalone) em São Luís, a partir desta segunda-feira (19). A decisão foi tomada na última quarta-feira (14), em reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).
Com a decisão, serão 22 capitais a contar com a tecnologia funcionando até o início da próxima semana. Ainda falta ativar o 5G puro em: Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); e Belém (PA). Nas demais cidades do país, a ativação acontecerá gradualmente, até 2029.
A primeira capital do país a receber a quinta geração da internet foi Brasília (DF), no dia 6 de julho. Depois, Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), em 29 de julho. Em 4 de agosto, foi a vez de São Paulo (SP).
O que é o 5G e como acessar
O 5G – ou quinta geração de internet móvel – promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo (saiba mais abaixo).
Para ter acesso, é preciso ter um celular compatível com a tecnologia.
Em julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados (confira aqui a lista). Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados.