´Vários moradores do Residencial Piancó estão desalojados pelo risco de desabamento nos prédios, no bairro da Vila Embratel. Um muro desabou e atingiu apartamentos do residencial, após as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de São Luís, na última quarta e quinta.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, mais de 110 famílias foram retiradas dos apartamentos depois que parte de um muro de contenção desabou e atingiu algumas residências. Os moradores aguardam por uma solução e contam com a ajuda de voluntários para receber insumos.
Cerca de 10 famílias que deixaram o Residencial Piancó 9 vieram para um abrigo que está funcionando dentro de uma escola. De acordo com o Ivan Júnior, voluntário no local, as famílias estão precisando de insumos básicos.
Intervenções
A Secretaria Estadual das Cidades e de Desenvolvimento Humano (Secid) informou que estão sendo feitas intervenções para evitar um novo desabamento. Engenheiros também estão avaliando o imóvel para saber se a estrutura foi comprometida.
O Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso, afirmou que a Prefeitura de São Luís está atuando em parceria com o Governo do Estado para dar apoio as famílias desalojadas. Segundo ele, já foi iniciado o cadastramento dos moradores no Aluguel Social, que é um recurso assistencial mensal destinado a atender, em caráter de urgência, famílias que se encontram sem moradia.
“O governo do estado ficou responsável por fazer o deslocamento das famílias e por disponibilizar o aluguel social. Nós fizemos o cadastramento, que já foi repassado para o Governo do Estado. Conseguimos também, em parceria com a Defesa Civil Estadual, 150 cestas básicas para apoio imediato das famílias”, afirma o secretário.