Joe Biden foi empossado nesta quarta-feira (20), como presidente dos Estados Unidos, assumindo um país profundamente dividido e com o maior número de casos e mortes da Covid-19 em todo o mundo. Ele é o 46º nome a assumir o mais alto cargo da política norte americana.
O democrata, aos 78 anos, se torna o presidente mais velho da história da nação. A cerimônia foi drasticamente reduzida em Washington, devido à pandemia e preocupações com a segurança após a invasão do Capitólio em 6 de janeiro por apoiadores do ex-presidente Donald Trump.
“Através de um desafio único, a América foi testada e se levantou à altura. Hoje, celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa —a causa da democracia”, afirmou Biden. Completou dizendo que “a vontade do povo foi ouvida, e a vontade do povo foi atendida. Aprendemos novamente que a democracia é preciosa, a democracia é frágil. E nesta hora, meus amigos, a democracia prevaleceu”.
O novo chefe de Estado jurou que será um presidente “para todos os norte-americanos”, incluindo os que não o apoiaram durante a campanha. Biden afirmou que lutará tanto por aqueles que não o apoiaram, quanto pelos que o poiaram, igualmente.
A vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, fez seu juramento ao cargo minutos antes de Biden também passar por essa etapa do protocolo de posse. Harris fez o juramento ao cargo acompanhada pela juíza do Supremo Tribunal dos EUA, Sonia Sotomayor, primeira latina indicada ao cargo. No discurso, jurou apoiar e defender a Constituição dos EUA e ser fiel e leal à Nação.
Donald Trump deixou a capital do país mais cedo, na terça, para seu resort na Flórida, e não participou do evento. É a primeira vez que um presidente não comparece à posse do sucessor em mais de 150 anos. O ex-presidente, que nunca reconheceu a derrota na eleição de 3 de novembro, não mencionou o nome de Biden durante seu último discurso no cargo nesta manhã, em que prometeu retornar ‘de alguma maneira’.
Republicanos do alto escalão do partido, incluindo o ex-vice-presidente Mike Pence, participaram da posse, junto dos ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton.