O Dia Mundial do Rim, que é comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, será lembrado em São Luís por meio de uma ação educativa.
Para alertar sobre a doença renal crônica o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está realizando, durante esta semana, pela manhã, uma panfletagem na Marcação de Consultas da Unidade Presidente Dutra e na recepção da Unidade Materno Infantil, na capital, com o objetivo de conscientizar sobre o tema e convidar as pessoas que fazem parte do grupo de risco para participarem da triagem.
A ação educativa será das 8h às 15h, no Centro de Prevenção de Doenças Renais, Rua Silva Jardim, nº 83, em São Luís, no qual será realizado uma triagem com pacientes. Durante a triagem, os pacientes passarão pelos atendimentos de medicina, enfermagem, nutrição e serviço social.
A doença renal crônica (DRC) se caracteriza pela lesão nos rins mantida por três meses ou mais. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, afeta uma em cada 10 pessoas adultas no mundo com taxas crescentes de acometimento na população. Ela não provoca sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, fazendo com que seja fundamental o conhecimento sobre a doença, seus principais fatores de risco (como hipertensão arterial e diabetes mellitus) e exames simples de rastreamento diagnóstico (creatinina sérica e exame de urina).