Há cerca de 20 anos, o maranhense Edimar Vale saiu do povoado Mucunã, zona rural de São José dos Brasílios, cidade localizada a 356 km de São Luís com destino a São Paulo, com o sonho de transformar sua vida e ter um futuro melhor.Atualmente, o empresário e representante comercial de 38 anos, faz o movimento inverso. Ele tem transformado a vida de centenas de famílias por meio de um projeto social, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem na sua terra natal.
O Instituto Dia Feliz foi fundado em 2011, com a ajuda da esposa do maranhense, Vânia Vale. Ao g1, ele conta que tudo começou quando decidiu, durante as férias em família, levar uma doação de brinquedos para crianças de dois povoados de São José dos Basílios, dentre eles, aquele no qual nasceu. Ao todo, 90 crianças foram beneficiadas nesta primeira ação e a partir daí, surgiu o desejo de querer fazer mais.
“Eu tive a ideia de fazer kits com chocolates, mas minha esposa me convenceu a fazer a doação de brinquedos. Falei com meu irmão, que mora no Maranhão, ele reuniu umas 90 crianças e eu fui até a 25 de março e comprei tudo com o meu dinheiro. E desde então, não parei mais”, conta.
O projeto cresceu e possui mais de 370 famílias em extrema pobreza cadastradas e que recebem doações mensalmente – dentre elas, mil são crianças. A ação já acontece nas cidades de São José dos Basílios, Joselândia (MA), Presidente Dutra (MA) e Osasco (SP).
Além da doação de brinquedos, a ação também leva cestas básicas, kits de higiene e roupas duas vezes por ano, nos meses de julho e dezembro.