A abertura da Semana Santa para a Igreja Católica foi iniciada nesse domingo (10) em São Luís com a celebração da Missa de Ramos que ocorreu na Igreja da Sé, situada no Centro da capital maranhense. Com orações e ramos nas mãos, fiéis receberam a benção. O ritual que fortalece a fé e a tradição da Páscoa é um dos momentos mais esperados da celebração. Depois da benção dos ramos, a missa continua na Catedral Metropolitana de São Luís.
Há dois anos sem participar presencialmente da Missa de Ramos, a enfermeira aposentada Conceição Araújo Silva chegou cedo para acompanhar tudo e disse que se sente renovada durante a missa. “A gente fica regozijada, renovada, agradecida e com a sensação que vamos vencer uma batalha. Estamos vencendo e a vacina foi a grande colaboradora para isso”.
A Missa de Ramos também foi dia de agradecimento para a técnica de enfermagem Iêda Silveira. “Nós temos que vim para agradecer por muita coisa que tem feito de bom pela gente, pela humanidade”, revelou.
A Missa do Domingo de Ramos abre a Semana Santa nas Igrejas Católicas do mundo inteiro quando o filho de Deus entra em Jerusalém e é recebido por uma multidão festiva antes de sua condenação, crucificação, morte e ressurreição.
Para o padre Roney Carvalho a missa também representa a comemoração da Paixão de Cristo já antecipada. “Na mesma celebração nós temos também a comemoração da Paixão do Senhor já antecipada e por isso a igreja se veste de vermelho e sempre decorada com os ramos. Depois da pandemia é a primeira sem restrições”, finalizou.