Dois estrangeiros foram detidos, em flagrante, pela Polícia Federal, em São Luís. Eles são suspeitos da prática dos crimes de moeda falsa e de possuir itens usados para falsificação de moeda. Com eles, a polícia apreendeu o equivalente a R$ 448 mil.
O dinheiro apreendido estava dividido em 4.488 notas de 100 reais falsificadas. A polícia apreendeu ainda, produtos químicos que são utilizados na falsificação, além de 12.180kg de papel em branco com as mesmas medidas da cédula, que seriam pigmentadas.
As notas falsas foram consideradas de alta quantidade. A polícia identificou ainda, indícios da existência de uma estrutura organizada de falsificação, que poderia ocasionar prejuízos irreparáveis, não só aos cidadãos e empresas que recebem as notas falsas, mas também à credibilidade do sistema financeiro nacional.
A prisão ocorreu após denúncia de que os estrangeiros teriam vindo de São Paulo para São Luís, com o intuito de vender as cédulas e de contratar pessoas para fazerem parte do esquema criminoso. A Polícia Federal acompanhou a movimentação dos suspeitos até as abordagens que levaram às prisões e apreensões.