Em 2021, foram contabilizados em São Luís, 39 registros de Boletins de Ocorrências sobre casos de maus-tratos contra animais, na Delegacia do Meio Ambiente. Segundo dados da Polícia Civil do Maranhão, além dos Boletins de Ocorrências, houve ainda 293 casos informados, por meio do Disque-Denúncia, embora grande parte das denúncias tenham sido inverídicas.
Em relação a 2022, a Polícia Civil ainda não contabilizou os dados, mas, só nos primeiros 4 meses deste ano, diversos casos de violência contra animais em cidades do Maranhão foram divulgados na imprensa.
Em fevereiro de 2022, 30 cães foram encontrados abandonados em uma casa, no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, situado na Região Metropolitana de São Luís. Segundo moradores do bairro, os animais estavam presos na casa há mais de uma semana, sendo que a dona do imóvel havia saído e não voltou mais.
Ainda segundo os moradores, de longe era possível ouvir os latidos e sentir o mau cheiro que vinha da casa. Por dentro, a situação era chocante. Os vizinhos conseguiram entrar e se espantaram com a situação dos cães; muitos estavam machucados e doentes.
Neste mês de abril, dois cães, que estavam sendo vítimas de abandono e maus-tratos em uma residência em obras, na cidade de Santa Inês, a cerca de 250 km de São Luís, foram resgatados no dia 10, pela Polícia Civil.
Onde denunciar
Quem flagrar situações da maus-tratos contra os animais, pode fazer a denúncia de forma anônima, com sigilo garantido.
No Maranhão, a Polícia Civil disponibiliza os seguintes números para que o cidadão possa fazer a denúncia:
190 – Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS)
Disque-Denúncia do Maranhão: (98) 3223-5800 – São Luís / (98) 0300 31 35 800 – Interior / (98) 99224 – 8660 – WhatsApp
O cidadão também pode procurar as delegacias de Polícia Civil, em todo o Estado, e fazer o boletim de ocorrência, inclusive eletronicamente, por meio da Delegacia Online, que tem uma aba específica para a denúncia de maus-tratos aos animais.