O Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Nugeo-UEMA) divulgou uma análise com a previsão do tempo para os meses de maio, junho e julho no Maranhão.
Segundo os meteorologistas, boa parte do Maranhão já estará fora do período chuvoso nos próximos três meses. As chuvas devem diminuir bastante especialmente nas regiões central e sul do estado, com exceção para Bacabal e Imperatriz, que devem ter chuvas dentro da normalidade para o período.
Já a região da baixada e o norte do Maranhão, incluindo a Ilha de São Luís, devem ter chuvas que variam entre o volume normal e acima da média, pois boa parte das condições favoráveis às chuvas permanecem, como tem sido em janeiro, fevereiro e março. As regiões onde deve haver mais chuva serão São Luís, Turiaçu e Zé Doca.
Ainda assim, os especialistas apontam que a tendência é que os próximos meses comecem a presentar cada vez mais dias sem chuva, pois é uma característica da transição do período chuvoso para o período seco.
Segundo o Nugeo, a previsão climática é um prognóstico de consenso elaborado pelos principais centros de meteorologia do país em conjunto com os centros estaduais de meteorologia.
Orientações
Com a incidência das chuvas no Maranhão e os consequentes alagamentos, aumentam os riscos com a manuseio da energia elétrica em muitas residências do Maranhão. O período chuvoso também aumenta os riscos com ventanias, descargas atmosféricas, quedas de árvores e pistas molhadas, que podem causar danos a rede de distribuição elétrica, quebras de postes e rompimentos de cabos.
Para evitar problemas com curtos-circuitos e problemas com eletricidade, algumas dicas de segurança para o período são:
Em caso de raios e trovões, retire das tomadas equipamentos que estejam conectados a energia. É importante que esteja usando calçados com solados isolantes (de borracha);
Se as paredes de casa estiverem úmidas, evite o contato e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas no local. A umidade pode gerar danos às instalações elétricas, causando defeitos nos equipamentos;
Evite a manutenção em telhados e cercas elétricas para evitar o risco de ser atingido por raios. Não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico;
Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo;
Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento da Equatorial pelo número 116 e para o Corpo de Bombeiros da cidade.
Em casos de alagamento, a população deve procurar um local longe de postes e árvores e esperar o nível da água baixar. Além disso, a população deve ficar alerta em relação a acidentes envolvendo quebras de postes, que podem provocar transtornos graves à população.