O Maranhão começou, nesta terça-feira (31), a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com a dose de reforço contra a Covid-19. O avanço da vacinação para este público foi recomendado pelo Ministério da Saúde através de nota técnica enviada aos estados. No Maranhão, aproximadamente 477.451 adolescentes estão aptos para tomar a dose de reforço da vacina contra a doença.
A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.
A vacinação contra a Covid-19 está disponível nos postos municipais. Veja, abaixo, os locais de vacinação contra a Covid-19. Os pontos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira:
Centro de Saúde Itapera
Centro de Saúde Maracanã
Centro de Saúde Coqueiro
Centro de Saúde Thalles Ribeiro
Centro de Saúde Santa Bárbara
Centro de Saúde Janaína
Centro de Saúde São Cristóvão
UBS Antônio Carlos Reis (Olímpica 1)
UBS Maria Ayrecila Novochadlo (Olímpica 2)
UBS Jailson Alves Viana (Olímpica 3)
Centro de Saúde Anil
Centro de Saúde Djalma Marques
Centro de Saúde Genésio Ramos Filho
Centro de Saúde Amar
Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira
Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa
Centro de Saúde Gapara
Centro de Saúde São Raimundo
Centro de Saúde Vila Embratel
Centro de Saúde Vila Nova
Centro de Saúde Yves Parga
Centro de Saúde da Liberdade
E, para ampliar a cobertura vacinal, o Estado disponibiliza quatro pontos na capital, no IEMA Rio Anil (antigo Cintra) e nas policlínicas Cidade Operária e Vinhais.
Também está disponível no Maranhão a 4ª dose da vacina para pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Para a vacinação é necessária a apresentação de documento pessoal que pode ser um RG ou certidão de nascimento e a carteira de vacinação.