O Maranhão vai aparecer nas filmagens da novela Travessia, próxima novela das 21h, da Rede Globo, que estreia este semestre. Equipes de gravação e atores estiveram no estado, nas cidade de Barreirinhas e a capital São Luís, para rodar cenas da da trama. Foram duas semanas de estadia, que encerraram no domingo (14), quando a equipe retornou ao Rio de Janeiro. A obra é escrita por Glória Perez e tem direção artística de Mauro Mendonça Filho.
Nomes como Lucy Alves, Chay Suede, Drica Moraes, Marcos Caruso e o maranhense Rômulo Estrela, que está no elenco, rodaram cenas do projeto no estado. Em suas redes sociais, os atores informaram sobre a estada no Maranhão. Na capital, a equipe de atores e produção montaram camarim na Casa do Tambor de Crioula, no Centro Histórico, onde as cenas foram gravadas.
Chay Suede avisou seus seguidores sobre as gravações no Maranhão. Drica Moraes estava há quatro anos sem viajar de avião, quando surgiu o convite para decolar em São Luís para gravar novela: ‘Chego a estar nervosa’, disse ela, na chegada.
A novela começa com um grupo de jovens, quem em Portugal fazem uma montagem de brincadeira, sem avaliar o quanto ela pode prejudicar a dona da imagem. Do outro lado do mundo, no interior do Maranhão, essa ação impacta e transforma radicalmente a vida de Brisa, vivida por Lucy Alves, protagonista da novela. Com isso, a personagem se vê obrigada a encarar uma longa e complexa travessia para recuperar sua identidade e sua vida. Esse ato de montar cenas com imagens das pessoas sem autorização, na rede de internet é chamada de deepfake. É o que acontece com a personagem Brisa, que em Travessia será vítima de montagem.
A novela também teve locações em Portugal, onde o maranhense Rômulo Estrela gravou as primeiras cenas da trama.