A ‘Caravana Cultural do Patrimônio Brasileiro’, que leva cultura, educação e entretenimento para o público infantojuvenil de forma gratuita, faz sua última parada no Maranhão, na cidade de Açailândia, na Região Tocantina, onde fica de 29 de agosto a 12 de setembro.
As ações culturais do projeto tiveram início no Estado em 20 de junho deste ano, no município de Pindaré Mirim. A caravana também passou pelas cidades maranhenses de Alto Alegre do Pindaré e Buriticupu.
Em Açailândia, a programação será realizada de 9h às 18h, na Quadra do Tributos, localizada na rua São Raimundo, n° 55, esquina com a Rua São Francisco, Centro. A entrada é gratuita.
O projeto está ensinando crianças e jovens sobre a importância do patrimônio brasileiro, por meio de sete vivências criadas com recursos de design de experiência, usando a interatividade, a sensorialidade e a emocionalidade. Em paralelo, a Caravana, que até o fim do ano terá percorrido diversas cidades do Maranhão e do Pará, está treinando jovens em design de experiência, incentivando o empreendedorismo local, fomentando a economia criativa e criando futuros mobilizadores culturais. A atração é gratuita, aberta ao público em geral todos os dias, com acesso prioritário de grupos escolares agendados.
Em um percurso de quase uma hora, aspectos do patrimônio material, imaterial, arqueológico e mundial são apresentados ao público por meio de vídeos, objetos, brincadeiras, danças, games, simulação de uma viagem de balão, uso de ferramentas de arqueologia, passagem por túnel, entre outros.
O tempo médio em cada experiência é de 7 a 14 minutos. O projeto fica, em média, 15 dias em cada cidade, montada em um espaço de 520m². A Caravana tem capacidade para receber até 400 pessoas diariamente.
Os monitores, que acompanham os visitantes em todo o percurso, são jovens contratados das próprias regiões por onde a Caravana passa. A seleção a distância foi feita entre jovens de diferentes idades, perfis, formação e profissões. Eles enviaram currículo e um vídeo de apresentação.
Os escolhidos foram treinados em design de experiência por Verônica Marques, responsável pela criação das vivências inéditas, modeladas especialmente para cada etapa do projeto. Eles receberam treinamento online e presencial numa habilidade considerada em alta no mercado. Verônica explica que o design de experiência pode ser aplicado praticamente em qualquer setor, uma vez que vende um produto, serviço ou ideia por meio de experiências cada vez mais impactantes, autênticas e originais.
“São jovens que aprenderam um pouco dessa habilidade e abriram a mente para uma nova forma de trabalho. Eles podem depois virar agentes de transformação, guardiões dos patrimônios, fomentadores da economia criativa e mobilizadores culturais da região”, explica Verônica, que é professora universitária de Design de Experiências, Criatividade, Inovação, Comunicação e Economia Criativa.