A Polícia Federal executa uma operação, nesta quarta-feira (31), para combater uma suposta organização criminosa que estaria promovendo a migração ilegal de maranhenses aos Estados Unidos da América. Duas pessoas foram presas. A ação é realizada na cidade de São Raimundo das Mangabeiras, sul do Maranhão, e conta com apoio do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos da América (U.S. Immigration and Customs Enforcement – ICE).
De acordo com as investigações, os suspeitos estariam cobrando grandes quantias das vítimas para levá-las até os Estados Unidos, mas ao chegar lá todos acabavam presos e precisavam ser deportados de volta ao Brasil. Além disso, outras vítimas que conseguiam entrar no país acabavam submetidas a trabalhos em condições análogas à escravidão para pagar a dívida junto à organização.
Além da dupla presa na operação, a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão. Os investigados foram levados ao presídio de Balsas e podem responder por crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa, podendo a pena ultrapassar 13 anos de prisão.
O esquema funciona há mais de um ano e cerca de 150 pessoas migraram ilegalmente para os Estados Unidos com a ajuda da organização criminosa, segundo a polícia.