A Polícia Rodoviária Federal no Estado do Maranhão realizou a Operação Jamnapari, que tem como foco recuperar veículos roubados, furtados e com adulteração nos elementos de identificação. A ação ocorreu nos municípios de São Luís, Barreirinhas e Tutóia. O trabalho de investigação ocorreu entre os dias 3 e 6 setembro e a polícia divulgou o resultado no fim da terça-feira (6).
A operação, em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Maranhão, fiscalizou 1.650 veículos e flagrou 54 veículos com registro de roubo, furto ou apropriação indevida. Deste total, foram 51 motocicletas e três automóveis Dezesseis pessoas foram presas.
A fraude é feita com a adulteração de sinais identificadores de veículos, com placas e chassi. Os autores deste tipo de crime têm o objetivo de dificultar a verificação verdadeira do veículo, geralmente fruto de roubo, furto ou apropriação indébita.
Todos os veículos envolvidos nas ocorrências foram apreendidos e encaminhados à Polícia Civil. Os suspeitos envolvidos foram enquadrados nos crimes de receptação culposa, apropriação indébita adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
A maior parte dos veículos apreendidos são motocicletas. Este tipo de veículo é mais visado pelas quadrilhas, devido a facilidade no roubo, destinação e comercialização.
A primeira edição da Operação Jamnapari ocorreu em dezembro de 2015 e recuperou um total de 68 veículos alvos de roubo, furto e com sinais de adulteração em seus elementos de identificação.
O nome da operação diz respeito a uma raça de cabra. No jargão policial, “cabrito” é um veículo com procedência ruim, podendo ser roubado, furtado ou adulterado.