Três trabalhadores que estavam usando fogo para limpar o pasto morreram carbonizados, em Joselândia, a 334 km de São Luís. A situação ocorreu na última terça-feira e as vítimas ainda não foram identificadas. A Polícia Civil investiga o caso.
O incêndio aconteceu em uma fazenda no Povoado Nova vida, após um deles colocar fogo na mata e perder o controle das chamas. Os três não conseguiram deixar o local e acabaram morrendo.
Clima contribui para os incêndios
Neste período de setembro, as altas temperaturas e a baixa umidade favorecem as queimadas na região Sul do Maranhão. Em Balsas, uma queimada que começou em ma área de reserva ambiental avançou para a palhada – restos de plantação que os agricultores utilizam para manter os nutrientes do solo -, e destruiu grande parte da colheita de milho.
No mesmo município, um incêndio acabou atingindo um dos galpões dessa granja que produz ovos. O Corpo de Bombeiros conseguiu evitar que as chamas se espalhassem para outras áreas, mas centenas de aves morreram queimadas.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Maranhão ocupa o 4ª posição no ranking de queimadas no país, atrás apenas do Pará, Mato Grosso e Amazonas. Só em 2022 foram 8767 focos em todo estado, sendo mais da metade na região sul do estado.