As urnas eletrônicas que serão usadas neste próximo domingo (2) nos colégios eleitorais do Sul do Maranhão começaram a ser auditadas esta semana. A auditoria já foi feita em Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras e Nova Colinas. Nesta quarta-feira (28), o processo de carga e lacre das urnas eletrônicas continua no Fórum Eleitoral de Balsas, a 810 km de São Luís.
Durante a audiência de carga e lacre, a mídia com a informação de todos os candidatos que estão registrados na Justiça Eleitoral, e também dos eleitores aptos a votarem em cada seção, são inseridas na urna eletrônica, que depois é lacrada em nove pontos diferentes. Ao final desse processo de carga e lacre é realizada a auditoria.
A auditoria é acompanhada por representantes da Justiça, Ministério Público e por advogados dos partidos políticos. No processo é checado todo o funcionamento da urna eletrônica já com os candidatos inseridos. Depois a urna é lacrada novamente, os dados são zerados e depois ela é encaminhada para o local de votação.
Segundo a juiz da 105ª zona eleitoral, Douglas Lima, durante este processo de auditoria, o ambiente de votação é simulado para que seja confirmado todas as informações dos candidatos que vão participar do processo eleitoral.
“Simulamos também o ambiente de votação, que é um ambiente de demonstração para verificar se, de fato, os candidatos que nós estamos digitando são aqueles candidatos que estão concorrendo de maneira apta ao pleito e, assim, encerramos novamente, relacramos novamente as urnas e colocamos para que esteja à disposição do eleitor. Usamos nessa simulação uma mídia de demonstração, que é uma mídia teste, para a verificação real porque contém o cadastro de eleitores e contém o cadastro de candidatos, mas ela é uma mídia que é esvaziada para que a urna vá limpa para que o eleitor possa exercer a sua vontade no domingo”, explicou o juiz eleitoral Douglas Lima.
A promotora eleitoral do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Dailma Brito, disse que o órgão tem participado de todo o processo que antecede as eleições no Estado. “Isso é mais uma demonstração de que as urnas estão com as informações corretas, de que não há nenhum voto inserido na urna, de que todas as informações nela contidas são confiáveis. O Ministério Público tem acompanhado, inclusive o processo de lacre dessas urnas. Após lacradas elas só serão abertas no domingo para a votação”.
Um total de 181 urnas eletrônicas serão distribuídas em 51 locais de votação na cidade de Balsas. Todos os locais de votação já foram vistoriados pela Justiça Eleitoral para verificar, por exemplo, como está funcionando a rede de energia elétrica e outros detalhes para garantir o acesso do eleitor até a urna eletrônica no próximo domingo.
A Justiça Eleitoral está pedindo em Balsas para que os eleitores consultem antecipadamente o local de votação, pois muitas seções na cidade mudaram de endereço por causa de reforma em escolas e até pelo fechamento de uma escola no município. A consulta do local de votação pode ser feita por meio da internet, pelo aplicativo e-Título e também por um atendente virtual.