Os candidatos a cargos políticos nestas eleições, têm até este sábado (1º), para realizar atividades de campanha. O prazo é estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e caso haja ações desta natureza após o horário determinado, os postulantes às vagas podem arcar com punição, que inclui multa.
A véspera do primeiro turno é o último dia para a divulgação de propaganda eleitoral com alto-falantes e amplificadores de som, distribuição de material gráfico, como santinhos e adesivos, caminhadas, carreatas e passeatas. Em todos esses casos, o prazo encerra hoje.
Ou seja, os candidatos podem sair pelas ruas com bandeiras, anunciar suas propostas e pedir votos em carros de som e usando alto-falantes e equipamentos de som. Podem distribuir seu material físico de campanha, os chamados ‘santinhos’ e abertamente, chegar ao eleitor para pedir votos.
As carreatas e motociatas têm sido uma das ações mais promovidas pelos candidatos para reunir pessoas e divulgar seus nomes.
Faltando poucas horas para a votação, eleitores, este ano, irão às urnas para escolher deputado estadual (ou distrital), deputado federal, senador, governador e presidente da República.