Os problemas de infraestrutura na ponte José Sarney, no bairro do São Francisco, e na ponte Governador Newton Bello, que liga os bairros do Caratatiua e Alemanha, em São Luís, têm ocasionado preocupações aos pedestres que circulam na área.
As passarelas, entre os pontos de tráfego, nas duas pontes, sofrem com a ação do tempo, representada pela presença de buracos, desníveis, ferragens expostas e rachaduras nas alças. O comprometimento das estruturas prejudica a circulação de pedestres e ciclistas, que sofrem com o risco de acidentes.
O marceneiro Carlos Alberto Borges, que utiliza a bicicleta para se locomover até o trabalho, explicou que o tráfego, em ambas as pontes, é ameaçado não só pela má conservação das obras, mas, também, pela imprudência dos motoristas.
“Antes de junho, eu ia passando aí [na Ponte do São Francisco], fui lá para a pista, e quase que o carro me bate, ali, e eu, com a bicicleta. Isso é uma falta de consideração com o usuário. E não é só essa ponte: a [ponte] da Alemanha, no Caratatiua, tá cheia de buracos, a passarela. Tem que botar a bicicleta no ombro”, disse.
Entre os meses de maio a setembro, houve grande processo de desgaste referente aos problemas de infraestrutura na ponte do São Francisco, em dois trechos da passarela. Parte do calçamento, no local, já havia cedido, e, mesmo assim, a circulação de pedestres permaneceu livre. No dia 14 de setembro, a ponte foi interditada para início de obras.
Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou que equipes de engenharia continuam desempenhando as avaliações técnicas na Ponte do São Francisco, e que, por se tratar de uma estrutura extensa e complexa, há múltiplos pontos que possuem certo grau de comprometimento. por isso, os pontos estão sendo avaliados especificamente para iniciar a elaboração de um projeto de recuperação e, em cima disso, ser feito um planejamento de intervenção, tendo em vista que se trata de um dispositivo urbano muito importante para a cidade.
O planejamento será feito levando em consideração a não interrupção do tráfego na ponte e, por enquanto, vai continuar interditada para evitar maiores problemas com os usuários da passarela.
Sobre a situação da Ponte do Caratatiua, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São Luís (Semosp) informou que vai enviar equipes, até a próxima semana, para verificar os pontos mostrados na reportagem e incluir na programação de recuperação asfáltica realizada pelo município.