A Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz confirmou os três primeiros casos de varíola dos macacos (monkeypox) no município, que fica localizado a 630 km de São Luís, na sexta-feira (21). De acordo com o órgão, os pacientes são do sexo masculino, com idades de 21, 29 e 33 anos. Eles estão em isolamento domiciliar e apresentam sintomas leves.
A Vigilância Epidemiológica, em parceria com a rede de Atenção Básica, está monitorando os casos confirmados da doença. Outros cinco casos suspeitos na cidade estão sob investigação.
Segundo a SES, o Maranhão está com 27 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox). Todos são de sexo masculino. Ao todo, 18 registros ocorreram em São Luís, mas também há dois casos em São José de Ribamar, três em Santa Inês, dois em Paço do Lumiar, além de um caso em Timon e Pindaré Mirim.
Além dos casos confirmados, o Maranhão chegou a 53 casos suspeitos de varíola dos macacos em 13 municípios, que estão sendo investigados. Desses, 39 são do sexo masculino e 14 são mulheres. De todos os casos suspeitos, 40 são adultos, oito são adolescente