A Região Metropolitana de São Luís terá gratuidade nos ônibus e outros tipos de transporte público durante todo o domingo (30), dia do 2º turno das eleições presidenciais.
Em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, o transporte público municipal e interurbano nos ônibus será livre. Quem tiver cartão de transporte, poderá usar e não haverá débito da tarifa. Já aqueles que não tem cartão poderão cobrar do motorista a liberação da catraca.
A gratuidade também será válida nos transportes por lancha até Alcântara, assim como o ferry boat e as vans para toda a baixada maranhense. Para isso, será preciso apresentar o título de eleitor, segundo o governo do estado.
Na região de Imperatriz também haverá gratuidade nos ônibus tanto no transporte interurbano quanto no transporte municipal, segundo a prefeitura.
As medidas foram tomadas pelas prefeituras e o governo do Maranhão, atendendo a uma orientação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou que prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro.
A medida visa assegurar o deslocamento dos eleitores aos seus locais de votação, diminuindo também o risco de abstenção.