Salada de macarrão é um prato polêmico, não é, gente?! Já foi chique, já foi brega, tem gente que ama, tem gente que odeia. Eu gosto de comer às vezes, mas não sempre. Só faço se eu acho uma massa bem legal.
Tem uma massa italiana que, agora, a gente acha com facilidade no mercado. É bem pequenininha e dura, parece um pouquinho maior do que um grão de arroz: o risoni. Para essa salada de macarrão ficar legal, o ideal é que a massa seja compacta para não ficar mole.
Primeiro passo: você vai cozinhar ½ pacote de macarrão (250 g) em água com sal. Importante: cozinhe apenas durante o tempo indicado na embalagem. Escorra e, imediatamente, coloque na água fria – com gelo, de preferência – para esfriar.
Enquanto isso, bata três dentes de alho no processador com quatro colheres de sopa de vinagre de vinho branco e ½ xícara de azeite. Eu coloco sempre um pouquinho de tomilho, que eu adoro, sal e pimenta-do-reino. Fica um molho delicioso!
Misture o molho no macarrão e coloque tomate-cereja, azeitona preta e pepino – tudo picado bem pequenininho. Então, corto o tomate em quatro partes; o pepino, eu corto ao meio, tiro um pouco do miolo e corto em meia-lua; e você pode usar a azeitona fatiada e sem caroço que está ótimo. Misture bem!
O ideal é você preparar essa salada de manhã para comer à noite para pegar bem o sabor. Caso contrário, fica sem gosto. Ela dura até três dias na geladeira, o que é ótimo. Lembre-se de usar uma boa massa e não deixe de fazer esse banho frio para ela esfriar. Fica uma delícia!
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!