O deputado federal André Fufuca, membro do Partido Progressista (PP), está programado para assumir o cargo de ministro no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (13).
Ele será o novo responsável pelo Ministério do Esporte e se tornará o quarto maranhense a integrar a equipe ministerial de Lula.
Na semana passada, o presidente Lula realizou uma pequena reforma ministerial com o objetivo de acomodar os partidos do Centrão e fortalecer sua base de apoio no Congresso Nacional.
Além da nomeação de Fufuca, houve mudanças no Ministério de Portos e Aeroportos, com o deputado Silvio Costa (Republicanos) assumindo o cargo e Márcio França sendo transferido para o Ministério da Pequena e Média Empresa.
Nas redes socias o maranhense destacou sua posse como novo ministro. “Meus amigos e minhas amigas. Gostaria de convidar a todos para nossa posse, à frente do Ministério do Esporte. Desde já, meus agradecimentos aos inúmeros gestos de carinho e atenção. Com a benção de Deus e a união de todos, iremos trabalhar muito, pelo Maranhão e pelo Brasil”, escreveu.
Com a nomeação de Fufuca, o Maranhão passa a contar com quatro ministros na Esplanada dos Ministérios. A equipe de Lula já inclui Flávio Dino (PSB) no Ministério da Justiça e Segurança Pública, Juscelino Filho (União) no Ministério das Comunicações e Sônia Guajajara como ministra dos Povos Indígenas.
O Ministério do Esporte, sob a nova liderança de Fufuca, terá à sua disposição um orçamento de R$ 137,8 milhões. Essa ampliação de recursos foi uma das condições estabelecidas pelo PP para aceitar integrar a base do governo.