O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (13), alertas de onda de calor e de baixa umidade relativa do ar para o Maranhão, que se estendem até sexta-feira (17).
O aviso de onda de calor é vermelho (grande perigo) por causa das temperaturas acima da média, que devem ser registradas na cidade de Alto Parnaíba, no Sul do Maranhão.
Já o alerta de baixa umidade do ar é amarelo (perigo potencial), e compreende o leste, sul e centro maranhense (veja a lista de cidades ao final da matéria). Nessas áreas, o índice deve variar entre 30% e 20%.
Calor atípico: a elevação dos termômetros é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo El Niño (fenômeno que aquece as águas dos oceanos) e pela Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.
Cuidados básicos
O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.
Municípios com alerta de baixa umidade do ar
- Afonso Cunha;
- Aldeias Altas;
- Alto Parnaíba;
- Barão de Grajaú;
- Benedito Leite;
- Buriti;
- Buriti Bravo;
- Caxias;
- Codó;
- Coelho Neto;
- Colinas;
- Duque Bacelar;
- Fernando Falcão;
- Fortuna;
- Gonçalves Dias;
- Governador Eugênio Barros;
- Governador Luiz Rocha;
- Graça Aranha;
- Jatobá;
- Lagoa do Mato;
- Loreto;
- Matões;
- Mirador;
- Nova Iorque;
- Paraibano;
- Parnarama;
- Passagem Franca;
- Pastos Bons;
- Sambaíba;
- São Domingos do Azeitão;
- São Domingos do Maranhão;
- São Félix de Balsas;
- São Francisco do Maranhão;
- São João do Soter;
- São João dos Patos;
- Senador Alexandre Costa;
- Sucupira do Norte;
- Sucupira do Riachão;
- Tasso Fragoso;
- Timon;
- Tuntum.