Neste Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro) campanhas de conscientização são realizadas por toda parte. Em São Luís, testagens, na rede municipal, estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da capital sem necessidade de pré-agendamento.
No entanto, os atendimentos nas unidades de urgência são específicos para os casos de exposição a situações de risco e nas maternidades são voltados para gestantes.
Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) quer mobilizar a população, tendo como foco principal a importância de debater sobre questões relacionadas com a prevenção e a redução do risco de infecções.
Além da realização dos testes rápidos para diagnosticar a doença, durante o mês de dezembro, na capital, as atividades de prevenção e conscientização serão realizadas em locais estratégicos e onde há grande fluxo de circulação de pessoas, como por exemplo, praças, terminais de integração, rodoviária e aeroporto. E ainda, a execução de ações educativas, nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Aids
A Aids é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados.
Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para Aids. Os sintomas da Aids incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.
Não existe cura para a Aids, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.