Uma ponte em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos, desabou após ser atingida por um navio cargueiro. O acidente ocorreu durante a madrugada desta terça-feira (26) e foi capturado por uma câmera de vigilância. Bombeiros estão realizando operações de resgate, mergulhando no rio em busca de pelo menos sete pessoas ainda desaparecidas. Embora inicialmente tenham sido reportados até 20 desaparecidos, o número exato ainda não está confirmado pelas autoridades.
No momento do incidente, havia um número indeterminado de veículos na ponte Francis Scott Key, incluindo pelo menos um grande caminhão, e trabalhadores estavam realizando manutenção na estrutura.
As equipes de resgate enfrentam condições adversas devido às baixas temperaturas, com cerca de -1ºC em Baltimore e uma temperatura da água em torno de 9ºC, o que pode causar hipotermia em um curto período de exposição.
Os bombeiros estão utilizando drones equipados com câmeras infravermelhas e sonares para auxiliar nas buscas. O navio envolvido no acidente é um porta-contêiner de bandeira de Singapura, chamado Dali, com destino ao Sri Lanka, operado pela empresa Synergy e a serviço da Maersk, da Dinamarca, conforme relatado pela CNN e pelo jornal “The New York Times”.
Para facilitar os esforços de resgate, todas as vias na região da ponte Francis Scott Key foram bloqueadas pela Autoridade de Transporte de Maryland. A ponte, inaugurada em 1977, possui quase 3 quilômetros de extensão, quatro pistas e fica a cerca de 55 metros acima das águas. Além disso, possui uma ponte levadiça que dá acesso ao porto de Baltimore. Recebeu o nome de Francis Scott Key em homenagem ao autor do poema que deu origem ao hino nacional dos Estados Unidos, escrito após o bombardeio do Forte McHenry em 1814, na região de Baltimore.