A Band será a nova emissora da Fórmula 1 no Brasil, em 2021. A Liberty Media, proprietária dos direitos da competição automobilística, está em fase final de acertos com a emissora para a liberação dos direitos da temporada deste ano. De acordo com o apurado por Meio & Mensagem, os detalhes finais do acordo estão sendo ajustados e o anúncio deve ocorrer em breve.
Informações sobre o plano comercial da temporada da Fórmula 1 da Band já começaram a circular nesta quinta-feira, 4, no mercado publicitário. Segundo apurações de Meio & Mensagem, o acordo é multiplataforma e compreende a exibição de todas as provas da temporada 2021 nas emissoras de TV e também nas rádios do grupo. Procurada, a Band não comentou o assunto.
Há 40 anos, a Fórmula 1 é transmitida na TV aberta no Brasil pela Globo. No ano passado, no entanto, por conta de desacordo entre os valores cobrados pela Liberty Media e a quantia que se dispunha a pagar, a Globo decidiu não renovar a parceria para os próximos anos.
Desde então, a situação da exibição da Fórmula 1 no Brasil ficou indefinida. Assim que a Globo anunciou a não-renovação do contrato, os direitos de transmissão da competição no Brasil passaram a ser administrados pela Rio MotorSports, que chegou a tentar negociar os direitos com outras emissoras de TV do País. A parceria, porém, acabou não indo adiante e as negociações voltaram para as mãos da Liberty Media.
Ainda em 2020, a Globo voltou a se aproximar da Liberty Media e tentar novas rodadas de negociação. Havia até uma expectativa do mercado publicitário de que o acordo com a Globo fosse fechado nesses dias, uma vez que a temporada 2021 já começa em março. As novas propostas feitas pela Globo, no entanto, acabaram não resultando em acordo com a Liberty Media e a proposta da Band avançou.
Desde o ano passado a Band vem fazendo investimentos para retomar o conceito de “canal do esporte”, maneira como era conhecida nas décadas de 1980 e 1990. A empresa adquiriu direitos como o campeonato brasileiro feminino de futebol, campeonato italiano, campeonato brasileiro sub-20, além de ter ampliado parceria com a NBA. Também retomou o programa Show do Esporte, aos domingos.