O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital será neste domingo (07). Esta é a primeira edição do exame, que é aplicado de forma piloto para um número reduzido de candidatos. As notas vão poder ser utilizadas para acessar as vagas no ensino superior. Da mesma forma que aconteceu no primeiro dia de aplicação, os candidatos vão poder levar caneta esferográfica na cor preta, que nesta prova será para fazer os cálculos em folha de rascunho.
Os participantes farão as questões de matemática e ciências da natureza neste segundo dia . Na última semana, foram aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. O número de questões objetivas, 90 por dia, o tempo de prova e os horários de aplicação são os mesmos do Enem impresso. Os participantes terão cinco horas para resolver as questões. Os portões abrem também às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília.
A caneta poderá ser usada para fazer os cálculos das provas de exatas à mão na folha de rascunho que receberão. Porém, as questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os estudantes não vão precisar preencher o cartão-resposta à mão.
Em virtude da pandemia da covid- 19, as medidas de segurança para evitar o contágio são as mesmas do Enem impresso. Será obrigatório o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca durante todo o tempo de prova e haverá álcool em gel disponível nos locais de aplicação.
De acordo com o Inep, cerca de 30 mil candidatos fizeram o Enem digital, o que corresponde a aproximadamente 32% do total de 93 mil inscritos. A aplicação piloto do Enem digital deve ser o começo das mudanças no Exame. O objetivo é que o exame seja totalmente digital até o ano de 2026.