O fim de semana foi de disputa para o Levantamento de Peso Olímpico Brasileiro. Durante o sábado (13) e domingo (14), atletas de todo o país, na categoria sub-20, se enfrentaram no Rio de Janeiro, competição realizada no bairro Freguesia em Jacarepaguá, em busca de medalhas e pontos no ranking nacional da modalidade. O Maranhão participou da disputa com três atletas e todos conquistaram medalhas.
A delegação maranhense foi representada pelos atletas: Isaac Mousinho, 15 anos; Adriano Costa, 19 anos; Emily Küster, 15 anos; e João Roberto, 13 anos, que não competiu, mas acompanhou o grupo em preparação para o próximo Brasileiro.
O time maranhense foi comandado pelo diretor da Federação Maranhense de LPO (FELP-MA) e técnico, Eduardo Roberto, e pela treinadora Lívia Soares.
Emily Küster ficou em 2° lugar na categoria 55kg, alcançando as seguintes marcas: levantando 61kg no movimento arranco e 84kg no movimento arremesso. Isaac Mousinho garantiu o 3° lugar na categoria 89kg, levantando 110kg no arranco e 135kg no arremesso. Adriano Costa também conquistou o bronze, na categoria 67kg, com 70kg no arranco e 102kg no arremesso.
Para o mestre Dudu, como é conhecido o técnico do time maranhense, a participação do Maranhão na maior competição do país, é extremamente importante no trabalho de fortalecimento e desenvolvimento do LPO maranhense e as medalhas conquistadas reforçam a escalada crescente dos nossos atletas.
“Nosso time fez um grande esforço para chegar às disputas. Temos um custo alto com passagens, hospedagem, alimentação e outros. Tudo bancado somente por nós, pelos próprios atletas e suas famílias. É um esforço que merece apoio e reconhecimento, inclusive pelos resultados. A prova está aí: três atletas na competição, três atletas no pódio deste Sub-20. Um campeonato muito forte, com a Emily conseguindo um segundo lugar, o Adriano trazendo um terceiro e o Isaac, com apenas 15 anos, surpreendendo e já conquistando uma medalha no sub-20. Estou muito orgulhoso do que eles alcançaram!”, disse Dudu.
O mestre Dudu também destaca outra importante conquista para o Maranhão no cenário nacional de LPO.
“Além dos resultados alcançados na barra, o Maranhão também comemora a convocação da presidente da Federação Maranhense de LPO, Lucena Marques, para compor a equipe de arbitragem da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos. Ela é a primeira maranhense a fazer parte do quadro da Confederação”, complementa Dudu.
Vale destacar que em maio deste ano, a capital maranhense – São Luís – foi sede do Campeonato Brasileiro Adulto de LPO. Um feito inédito! Pela primeira vez a competição nacional saiu do eixo Sul-Sudeste para ser realizada no Nordeste.
O próximo desafio dos maranhenses é no Campeonato Brasileiro Sub-17, em outubro, no Rio de Janeiro. A expectativa é de recorde de medalhas, pois o Estado vai participar com a maior delegação já inscrita na disputa até aqui, cerca de onze atletas.