Imagens que circulam nas redes sociais mostram que, neste fim de semana, milhares de sardinhas apareceram mortas na faixa de areia em diversas praias da Região Metropolitana
Esta não é a primeira vez que a mortandade de sardinhas é registrada na orla maranhense este ano. No mês de julho, milhares de sardinhas apareceram mortas, repentinamente, em praias de São José de Ribamar e no cais do Porto de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís.
Ainda não há informações sobre as causas da morte das sardinhas registradas neste fim de semana. Por meio de nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informa que tomou conhecimento da mortandade dos peixes na Praia do Araçagi, por meio de vídeos e que a Secretaria enviará uma equipe multidisciplinar para apurar o ocorrido e suas causas.
O trecho onde os peixes foram achados mortos está próprio para banho, segundo o último laudo de balneabilidade divulgado pela Sema, no dia 9 de setembro.
De acordo com a Sema, o monitoramento dessa área e de mais 21 trechos de praias ao longo da orla da Grande São Luís foi realizado no período de 13 de agosto a 9 de setembro.
O laudo aponta que, das 22 áreas de praias analisadas, apenas dois trechos da Praia de São Marcos, em São Luís, não estão apropriados para banho, são eles: o trecho em frente ao prédio verde com o Heliporto e o que fica em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Litorânea.