Pela segunda vez consecutiva, o jovem piloto maranhense Matias Dominguez (10 anos) é destaque no cenário nacional do automobilismo. Em sua estreia em uma nova categoria de kart, Matias se consagrou Vice-Campeão Brasileiro da Categoria Cadete. Matias que foi campeão da categoria Mirim em 2023, segue colocando o Maranhão no lugar mais alto do pódio e demonstra o futuro promissor no kartismo nacional.
A conquista do Matias veio no último sábado (12), depois de uma bela campanha em quatro provas disputadas. A principal competição do kartismo brasileiro foi realizada no Kartódromo Speed Park, em Birigui, a cerca de 500 quilômetros de São Paulo.
Com belo desempenho, Matias Dominguez venceu a primeira e a terceira classificatória e, com um 3º na segunda prova e um 5º lugar na Super Classificatória, garantiu o direito de largar em 3º na grande Final, que reunia apenas os 36 pilotos mais rápidos.
A corrida decisiva voltou a mostrar Matias Dominguez muito rápido e competitivo. Depois assumir segunda posição ainda na primeira volta e de liderar por algumas curvas, o piloto do Maranhão andou “colado” no líder ao longo das oito primeiras voltas. Matias recebeu a bandeirada final a 1,5 segundos do vencedor, e se consagrou vice-campeão, subindo no pódio do Campeonato Brasileiro pela segunda vez consecutiva.
“Estou muito feliz com meu desempenho no Campeonato Brasileiro. Fui sempre muito competitivo, venci duas corridas e fui vice-campeão entre 50 pilotos de todo o Brasil. Agradeço o apoio da minha família e dos meus patrocinadores: FC Oliveira, FC Motos e Governo do Estado do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Agora vou me preparar par as próximas corridas”, disse Matias.
- MURILO DOMINGUEZ TAMBÉM É DESTAQUE NO BRASILEIRO DE KART
O irmão do Matias, Murilo Dominguez (8 anos), também foi destaque no Brasileiro. Vale lembrar que neste ano, Murilo foi campeão Open da Copa Brasil de Kart, além de conquistar vários pódios na Copa São Paulo Light de Kart e Copa KGV.
No Brasileiro de Kart, na categoria Mirim, o jovem piloto maranhense disputou o pódio com 26 pilotos. Murilo Dominguez começou a competição conquistando a pole position de sua categoria. Entretanto, acabou desclassificado da tomada de tempos por utilizar o eixo do kart de seu irmão, Matias, que compete na Cadete e na mesma equipe, a WM Racing Team.
Murilo Dominguez largou da 26ª e última posição na primeira classificatória, superou 22 pilotos em apenas nove voltas – uma tarefa extremamente difícil – e terminou em quarto lugar, um feito impressionante que chamou a atenção de muitas pessoas e destacou sua habilidade excepcional.
Porém, uma nova penalização, agora pelo desarme do painel frontal de seu kart, o fez cair para a 9ª posição, de onde largou para a segunda prova. Com boa largada, ele assumiu a terceira posição nas primeiras curvas e, ao longo das voltas, superou mais dois concorrentes e venceu.
Murilo Dominguez voltou a vencer, desta vez na Super Classificatória, o que – após a soma dos pontos das três provas – o colocou em 2º lugar no grid da Final, uma posição muito difícil de ser mantida após a largada por conta da configuração da primeira curva.
A prova decisiva foi extremamente disputada, com várias ultrapassagens entre os primeiros colocados, dentre eles Murilo Dominguez, que perdeu apenas uma posição após a largada e, depois, liderou a corrida em vários momentos. Porém, em meio a tantas disputas, Murilo Dominguez teve o painel frontal de seu kart novamente desarmado, o que lhe custou uma punição de cinco segundos e a perda do título.
“Fiquei triste logo depois que eu soube da punição. Mas logo eu fiquei feliz, pois fiz um Brasileiro muito bom, venci corridas, fui o mais rápido na tomada de tempos e mostrei que sou muito competitivo. Vou me preparar ainda mais, porque quero e vou ser campeão da Copa Brasil e do Campeonato Brasileiro. Agradeço sempre ao meu pai, minha mãe, meu irmão e nossos patrocinadores FC Motos, FC Oliveira e Governo do Estado do Maranhão”, finalizou Murilo.