Foi confirmado nesta quarta -feira (10) através da Federação Internacional de Ginástica o cancelamento das etapas da Copa do Mundo de individual geral de ginástica artística que seriam realizadas em Stuttgart, na Alemanha, e Birmingham, na Inglaterra.
Antes, a atividade previa quatro etapas. A etapa de Milwaukee, nos Estados Unidos, foi a única que ocorreu antes da pandemia. Com o agravamento da crise da covid-19 na Europa, o cancelamento das duas etapas seguintes teve que acontecer. Até agora, a única confirmada é a de Tóquio que está marcada para 4 de maio, a disputa será também o evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos.
Anteriormente, o sistema de classificação olímpica da ginástica artística exigia a participação de pelo menos três das quatro etapas da Copa do Mundo. A maneira que a Federação Internacional de Ginástica buscou para definir os classificados até o momento foi organizando as vagas entre os países com as melhores classificações por equipes no Mundial do ano de 2019.
Ainda existem 16 vagas masculinas e 14 femininas. Elas serão realocadas através da Copa do Mundo de Aparelhos, prevista para ocorrer entre 10 e 13 de março em Doha, e os campeonatos continentais. O time brasileiro já está classificado com a equipe completa no naipe masculino e, no feminino, apenas a atleta Flávia Saraiva está com a vaga. Mas existe a possibilidade de classificar mais mulheres no Campeonato Pan-Americano, que será disputado no Brasil, em junho.