Na noite da última sexta-feira (12), o Ministério da Educação (MEC) divulgou que possíveis irregularidades no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são investigadas desde novembro de 2020. De acordo com o MEC, imediatamente após ter apurado suspeitas de fraudes, foi solicitada abertura de investigação pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF).
A manifestação do ministério foi divulgada após uma matéria jornalística informar que a investigação, que corre em segredo de Justiça, investiga o suposto repasse de recursos para faculdades que não poderiam participar do programa em função de dívidas tributárias.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pelas redes sociais, destacou que o o Fies é primordial para o futuro do Brasil e tem como um de seus pilares a transparência para os estudantes e para a sociedade.
“A transparência e lisura na utilização de recursos públicos são premissas do Governo Federal, tornando a medida, que investigações dessa natureza, um dever e uma resposta ao cidadão brasileiro”, destacou o ministro.