A Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) fechou acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas ( IBGE) para a realização do Centro Demográfico no Estado do Maranhão de 2021. O assunto foi debatido em reunião realizada na sede da Famem com participação do presidente da entidade, Erlanio Xavier, do chefe da unidade do IBGE no Maranhão, Marcelo Virginio de Melo, e do secretário executivo da federação, Marcelo Freitas.
Em documento encaminhado à Famem, o IBGE solicita que a federação proceda com o repasse de informações que auxilie o órgão a concluir o recolhimento de informações básicas municipais e execute o censo demográfico, trabalho interrompido no ano passado devido à pandemia.
O presidente da Famem, Erlanio Xavier, afirmou que vai se empenhar junto aos gestores para que o IBGE conte com as prefeituras para manter uma estrutura básica nos postos de coleta, considerado peças fundamental no censo. As contratações devem acontecer em todos os municípios do país. “O censo é muito importante para os municípios e para o país. Vamos apoiar naquilo que for necessário. Aguardamos somente que o IBGE refaça seu plano de execução do censo, logo que superarmos a ameaça da pandemia, para firmarmos nossa parceria”, disse o presidente da Famem.
“Contamos com a colaboração da Famem para realizarmos o censo demográfico adiado no ano passado por conta da pandemia do novo coronavírus e obtermos um retrato da realidade dos municípios no estado do Maranhão, dentro do prazo previsto para que tenhamos êxito nesse trabalho”, disse o chefe estadual do IBGE, Maurício Virgínio de Melo.