Fachadas de imóveis localizados no Centro Histórico de São Luís ganham novo visual com o projeto Cores da Cidade. A ação do Governo do Estado é promovida em conjunto com os moradores. A primeira iniciativa está acontecendo em 31 imóveis de localizados entre a Praça Santo Antônio e a área da RFFSA, na Avenida Beira-Mar.
As fachadas estão recebendo melhoramento do reboco, das esquadrias, molduras e cunhais. A pintura está sendo adequada a partir das cores já existentes nas casas ou o proprietário escolhe, com base em uma palheta de opções, definida de acordo com as normas estabelecidas pelo Patrimônio Histórico Estadual.
O trabalho já foi realizado nas ruas Oscar Galvão, Rancho e Padre Antônio. Está sendo feita uma pausa no período chuvoso para a continuidade nas ruas da Saavedra e Jansen Muller. A Superintendência do Patrimônio Cultural do Estado planeja as próximas fases em espaços selecionados dentro da área estadual tombada, que possui 3.400 imóveis.
Cores da Cidade é um projeto que integra o Programa Nosso Centro. A Secretária de Estado de Cultura (Secma) é setor do Governo do Estado responsável pela iniciativa.
O secretário de Estado de Cultura, Anderson Lindoso, ressalta que o projeto estimula a preservação do patrimônio e incentiva as pessoas a residirem no Centro Histórico de São Luís. “Os moradores do Centro estão tendo mais qualidade de vida e consolidando um sentimento de pertencimento a essa região da cidade”.