O Centro Histórico de São Luís vai ganhar um Restaurante Popular e a primeira unidade vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), dedicada aos estudos da Gastronomia. As unidades ficarão no antigo prédio do INSS, edificação erguida em meados do século 20, localizada na esquina entre a Rua dos Afogados e a Rua do Egito (ao lado do Cine Teatro da Cidade), também conhecida como Edifício Bequimão. As obras estão em andamento com previsão de ser entregue em agosto.
Composto de três pavimentos, o prédio está sendo revitalizado com base em uma tendência na arquitetura conhecida como Retrofit. É um processo de melhoria de instalações antigas que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e torná-lo mais moderno, seguro e confortável para os usuários.
O prédio está ganhando reforço estrutural e os serviços incluem instalação de plataforma elevatória vertical, recuperação dos revestimentos da fachada, construções de vedações, esquadrias, escadas e divisórias, modernização das instalações prediais (elétrica, iluminação, hidráulica, sanitária, lógica, telefonia, sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de prevenção e combate a incêndio, drenagem, climatização, entre outras), além da implantação de elevadores.
Unidades
O Restaurante Popular vai integrar a rede de Segurança Alimentar, gerida pelo Governo do Maranhão, que já conta com 55 unidades. Ficará na parte de baixo do prédio. A obra é executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), como parte das ações do programa Nosso Centro.
O IEMA será semelhante à unidade do Senac [Serviço Nacional do Comércio] no Centro Histórico, que funciona como restaurante escola. Ou seja, no IEMA Gastronomia os alunos terão aulas práticas, e por meio das dinâmicas pedagógicas, serão produzidas as refeições a serem ofertadas no Restaurante Popular, que funcionará no térreo.
Serão disponibilizados cursos variados voltados para a área de gastronomia, como cozinheiro, garçom e de comidas típicas maranhenses, divididos nos seguintes módulos: Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e cursos técnicos.