As ações do programa Maranhão Quilombola serão ampliadas para os anos de 2021/2022. Solenidade virtual, na quinta-feira (22), às 9h, marca lançamento da iniciativa. O programa, coordenado pela Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (SEIR). O evento será transmitido pelas redes do Governo do Estado, no Youtube(www.youtube.com/governoma), Instagram e Twitter(@governoma) e Facebook (www.facebook.com/governodomaranhao/).
O trabalho é realizado em parceria com outras secretarias e órgãos do governo estadual, demais entes federados e a iniciativa privada para garantia de melhores condições de vida à população tradicional quilombola. São cinco eixos norteadores para sua execução: acesso à terra, infraestrutura, desenvolvimento local e inclusão produtiva, saúde e educação.
No conjunto de ações do programa que serão ampliadas, está o Selo Quilombos do Maranhão, a Forca Estadual de Saúde para as Comunidades Tradicionais (Fesma) Quilombola, os Agentes de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ), a implementação da Educação Quilombola, os kits de irrigação, III Copa Quilombola de Futebol do Maranhão, Sistemas Simplificados de Água (SSA), Estradas vicinais para melhorar o acesso às comunidades quilombolas e facilitar a escoamento da produção e motores de rabeta.