Um total de dezenove trechos que fazem parte das praias da Região Metropolitana de São Luís estão impróprios para banho. A afirmação é de mais recente laudo divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Segundo o documento, nove praias estão consideradas poluídas. No último levantamento eram sete praias da região estavam impróprias para o banho.
O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada no período de 29 de março a 26 abril, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.
A Sema aponta que a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares. Portanto, na ocorrência de chuvas, recomenda-se evitar a recreação nas 24h que as sucederem.
Na elaboração do laudo, foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O monitoramento obedece aos padrões estabelecidos na Resolução CONAMA nº 274/2000.