O auxílio emergencial aos catadores de resíduos sólidos chegou à região dos Lençóis Maranhenses e Baixo Parnaíba, no último fim de semana, beneificiando milhares de trabalhadores do segmento. Com a pandemia da Covid-19, reduziu em cerca de 60% o trabalho da coleta de resíduos sólidos, segundo estimativa da Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat).
Somado ao pacote de ações para reduzir os impactos causados pelo esse período de pandemia, o Governo do Estado criou o Programa Estadual de Incremento à Renda dos Catadores Maranhenses (auxílio emergencial). É concedido valor de R$ 400, para auxiliar este segmento a enfrentar as adversidades sociais decorrentes desse momento.
A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) realiza a entrega dos cartões, por meio do Projeto Pró-Catador, projeto que estimula a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, promovendo a inserção social e inclusão socioeconômica.
Os catadores de resíduos sólidos atuam em atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente. O Pró-Catador gerou o documentário “Catadores: da invisibilidade ao protagonismo”, mostrando a rotina desses trabalhadores, suas lutas e conquistas.