Iniciada em 19 de janeiro, a primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, em São Luís, vem ampliando o público-alvo, conforme chegam novas doses. Nesta etapa vacinam os profissionais da rede estadual e federal de ensino, com 25 anos ou mais; profissionais retardatários das forças de segurança, entre 20 a 29 anos; 2ª dose para profissionais de forças de segurança e salvamento; gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos.
Ainda, a partir de 18 anos, as pessoas com Síndrome de Down; gestantes e puérperas com comorbidades; renais crônicos (dialíticos). A partir de 25 anos, pessoas com qualquer comorbidade que consta no Plano Nacional de Imunização; rodoviários (motoristas e cobradores) e agentes de limpeza urbana, acima de 18 anos, que atuem em São Luís, conforme listas encaminhadas pelas empresas. Primeira dose marcada para esta sexta-feira (14) e sábado (15), serão vacinadas pessoas com nome enviada pela empresa.
A 2ª dose da Coronavac para quem estava agendado nos dias 6, 7 e 8 de maio será no Drive-thru do Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha / Centro de Convenções da UFMA e Drive-thru da UFMA, das 8h às 18 hora. Pela manhã se vacinam os nascidos entre janeiro a junho e pela tarde, os nascidos entre julho a dezembro. É necessário apresentar um documento oficial com foto e cartão de vacinação.
Para quem tem comorbidades, apresentar laudo ou relatório médico que comprove a doença – exceto para quem tem síndrome de down. Em São Luís, as vacinas contra a Covid-19 estão sendo aplicadas em quatro endereços, das 8h às 18 horas. Os locais são: Centro Municipal de Vacinação, localizado no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma; Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Drive-Thru do Espaço Reserva Shopping da Ilha; e Drive-Thru da UFMA.
No caso dos profissionais da educação das redes federal e estadual, a vacinação ocorre das 8h às 16h, em dois outros locais: No Anil (Antigo Cintra) e no Drive-thru do São Luís Shopping. Idosos precisam se cadastrar no site da Prefeitura de São Luís. Já os profissionais da educação precisam levar documento oficial com foto e o último contracheque.