Pelo segundo ano consecutivo, a Semana Nacional de Museus acontecerá de forma virtual, em função das restrições impostas pela pandemia causada pela Covid-19. De 17 a 23 de maio de 2021, centenas de museus brasileiros farão suas atividades, alusivas ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18.
No Maranhão, os museus e casas de cultura, coordenados pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Cultura (Secma), mais uma vez participarão da semana com exposições virtuais, lives, visitas museológica e ampliando debates importantes a respeito de acervo, arte, recuperação, fomento, entre outros temas.
Neste ano, a 19ª Semana Nacional de Museus traz como tema, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus, fomentar as discussões do campo museal e inspirar os eventos propostos pelas instituições.
O guia da programação da 19ª Semana Nacional de Museus pode ser consultado no endereço: https://www.museus.gov.br/guia-da-programacao-da-19a-semana-nacional-de-museus-esta-disponivel/.
Semana Nacional de Museus
A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema. A 1ª Semana Nacional de Museus ocorreu em 2003, com 57 museus inscritos e 207 eventos em 36 cidades brasileiras.
Programação
No Convento das Mercês (FMRB), a exposição “Mulheres”, de 17 a 23 de maio, das 8h às 18 horas. Visita mediada no Museu, obedecendo ao protocolo de medidas preventivas à Covid-19, de 17 a 21 de maio, das 9h às 17 horas. Na Casa do Tambor de Crioula, a exposição virtual sobre Tambor de Crioula, dia 17, às 12 horas.