Com a finalização do Campeonato Maranhense, o desenho de vagas nacionais já está apontado e apenas alguns detalhes estão em aberto. A definição de título movimenta diretamente a vaga do Maranhão na fase de grupos da Copa do Nordeste assim como a classificação geral pode definir outras situações dependendo de um possível retorno da Copa FMF.
Das três vagas na Copa do Brasil, duas estão asseguradas para Moto e Sampaio, que foram finalistas do Maranhense. Se a Copa FMF não for realizada o Pinheiro, terceiro colocado, será o terceiro representante maranhense na competição.
A mesma situação é a do Brasileiro da Série D, como o Moto assegurado e o Pinheiro com a segunda vaga caso a Copa FMF siga extinta.
Com relação a Copa do Nordeste o campeão fica com a vaga direta na fase de grupos. A segunda vaga (fase pré) será do melhor time no Ranking Nacional de Clubes (RNC) entre as equipes maranhenses. Ou seja, se o Sampaio for campeão entra o Imperatriz na pré e caso o Moto levante a taça do Maranhense, que entra na pré é o Sampaio.