Mais de 100 mil trabalhadores em educação básica e superior do Maranhão receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, conforme aponta o sistema da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde. A imunização dos profissionais é resultado de uma ação conjunta do Governo do Estado, pelas Secretarias de Educação (Seduc) e da Saúde (SES) e prefeituras municipais. Ao todo, são 105.301 vacinados segundo a última atualização do sistema, nesta sexta-feira (20).
Além disso, o Maranhão obteve o melhor desempenho proporcional do Brasil e ocupa a segunda posição em quantidade de profissionais vacinados, ficando atrás apenas de São Paulo, em termos de números da vacina, considerando trabalhadores da educação básica e superior.
Cabe ressaltar que a vacinação dos trabalhadores em educação no estado do Maranhão abrange todos os profissionais em atividade nas redes públicas federal, estadual e municipais, e na rede privada de ensino.
Nesta sexta, data em que se comemora o Dia do Pedagogo, a servidora Fátima Durans, pedagoga do IEMA Rio Anil em atuação há 26 anos, ressalta a alegria e esperança, após tomar a vacina contra a Covid-19. “Nesse momento de pandemia é uma dádiva estar vacinada e ver meus colegas também vacinados. Perdemos muita gente, muitos educadores e, neste momento, estamos alegres, pois muitos já foram vacinados. É uma esperança para nós. É a vida. Hoje, Dia do Pedagogo, eu quero manifestar minha alegria”, revelou.