O retorno dos testes realizados nas pessoas que tiveram contato com o paciente indiano, de 54 anos, é previsto para a próxima sexta-feira (28). Até agora, o resultado de apenas 40 testes foram divulgados. No caso dos 38 indianos que estão hospedados em um hotel de São Luís, os resultados sairão apenas na semana que vem.
“Nós fizemos os exames nos contactantes diretos e também nos indiretos, então nós devemos receber esses resultados até sexta-feira. Até sexta, nós teremos 100% dos resultados dessa equipe do hospital particular onde este paciente está sendo atendido. No caso do hotel, como ainda estamos fazendo os testes, vamos ter esses resultados só na semana que vem”, disse o governador Flávio Dino.
Um total de 38 indianos que estão hospedados em um hotel de São Luís foram submetidos a testes de Covid-19. Segundo o governador Flávio Dino, essa foi uma medida de precaução adicional, já que os estrangeiros possuem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para permanecerem no Brasil.
O estado justifica essa retestagem como medida preventiva, já que no último dia 20 de maio foi confirmada a presença da variante indiana da Covid-19 (chamada de B.1.617).
“Compete ao Governo Federal, no caso à Anvisa, efetuar o acompanhamento dessas tripulações estrangeiras tanto de aviões quanto de navios. Neste caso, essas pessoas entraram no Brasil por um aeroporto que não foi o nosso, mas com autorização da Anvisa. Eles têm autorização sanitária do Governo Federal. Ainda assim, como existe uma preocupação adicional, nós enviamos uma equipe ao hotel e fizemos uma testagem de todos os hóspedes e toda a equipe do hotel”, explicou o Governador do Maranhão.
O governador reforçou que a autorização sanitária que garante a permanência deles no país inclui o “exame negativo de RT-PCR para Covid-19”.