O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) ultrapassou a marca de mil atos de pensão deferidos, desde a implantação da plataforma online. O Sistema de Pensão, plataforma que possibilita solicitar pela Internet o benefício da pensão por morte, reduziu o tempo necessário para a análise dos processos e garantiu mais transparência para o trâmite.
Desde agosto do ano passado, quando o sistema foi implantado, exatos 1.013 atos de pensão já foram deferidos. Agora, o Iprev consegue analisar toda a documentação enviada pelo requerente em até 72h úteis e concluir no prazo médio de 13 dias. Antes do sistema, esse processo poderia demorar até oito meses.
O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, reforçou a importância da plataforma. “A plataforma elimina a necessidade de atendimento presencial, tanto para solicitar o benefício, quanto para acompanhar o andamento do processo, já que as informações chegam todas por e-mail. Este é um marco para o Iprev e mais um passo em uma série de iniciativas que estão em curso com o objetivo de modernizar a gestão.”, disse o presidente.
Solicitação
O sistema pode ser acessado pelo site do Iprev (iprev.ma.gov.br). Para solicitar o benefício, é preciso preencher o formulário disponível e anexar todos os documentos necessários. A plataforma enviará por e-mail um código de acompanhamento, que o requerente pode usar para acompanhar o andamento do pedido. Quando este se tornar um processo administrativo, o número do processo também é disponibilizado.
A plataforma foi desenvolvida inteiramente pela equipe do Iprev, de modo que não houve custos adicionais para a sua implantação. O sistema melhora ainda a instrução dos processos, evitando pendências documentais, que até então eram uma das principais causas para a demora da conclusão dos processos.
Digital
Desde o primeiro semestre de 2020, o Iprev vem investindo na modernização de processos, com a criação e implantação de plataformas online para facilitar as rotinas de trabalho e a concessão de benefícios. O Sistema de Perícias Médicas, implantado em maio do ano passado, permite solicitar o atendimento pela Internet.
O instituto também lançou o Sistema de Recadastramento Online, uma plataforma voltada para os seus próprios servidores, que facilitou a atualização anual dos dados desse público. A instalação de uma Central de Atendimento online também ampliou a capacidade de suporte aos segurados. No mês de abril, foram registrados 2.754 atendimentos por meio do aplicativo WhatsApp – um aumento de 54% em relação ao mês anterior.
O Iprev agora trabalha para expandir ainda mais essas iniciativas, com a implantação de sistemas online para solicitar outros documentos e benefícios, como a aposentadoria e a Certidão por Tempo de Contribuição (CTC).