O projeto CT Maranhão, patrocinado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com os Supermercados Mateus, está em São Paulo para participar do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a maior competição nacional da modalidade, realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo, responsável pela convocação dos atletas para o time do Brasil que irá às Olimpíadas de Tóquio. O projeto recebe aporte por meio da aplicação da Lei de Incentivo ao Esporte.
A equipe, que vem trabalhando desde o ano passado trazendo resultados expressivos para o Maranhão e o Nordeste, já possui 6 atletas que alcançaram o índice olímpico: Alexandro Melo, nas provas salto em distância e salto triplo; Eduardo de Deus, nos 110m com barreiras; Thiago do Rosário, nos 800m; Rodrigo Pereira, nos 100m; Ana Carolina Azevedo, nos 100m e 200m; e Geisa Aparecida, no revezamento 4x400m misto. Ainda há expectativa de que mais atletas do CTMA alcancem o índice ou as pontuações necessárias para a convocação para Tóquio.
O coordenador do CTMA, José Carlos Moreira, o Codó, medalhista olímpico (Pequim, 2008), fala sobre a expectativa de mais atletas conseguirem o índice. “Estamos desenvolvendo um trabalho muito focado desde o ano passado. Graças ao apoio do Governo do Maranhão e dos Supermercados Mateus conseguimos fazer o trabalho de forma consistente, garantindo estrutura para os atletas focarem no desempenho. Ano passado já tivemos um resultado espetacular para uma equipe do Nordeste. Este ano vamos seguir fazendo história e colocando o nome do Maranhão como referência no cenário internacional do esporte”, ressaltou Codó.
O CTMA é a maior equipe maranhense que já participou de um Troféu Brasil e, no ano passado, ficou em sexto lugar na classificação geral entre clubes na primeira vez em que entrou com equipe no torneio.
O secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Rogério Cafeteira, explica que os resultados do CTMA em 2020 foram um marco na participação do Maranhão e do Nordeste na competição. “Além da classificação geral entre os clubes ter sido excelente, pois foi a primeira vez que a equipe participou do evento. Isso só confirma para nós, do Governo do Maranhão e para o governador Flávio Dino, a importância da Lei de Incentivo ao Esporte. Um projeto bem estruturado e com objetivos definidos coloca o nosso esporte em locais que antes pareciam muito difíceis para nós. O CTMA tem nos mostrado que tudo é possível. Inclusive, as Olimpíadas”, destacou o secretário.
Do alto rendimento para o futuro
Além das estratégias focadas no alto rendimento e no esporte profissional, o CTMA também possui atividades focadas no desenvolvimento de atletas mirins e adolescentes. São 3 polos de atuação: São Luís, Timon e Codó.
José Carlos Moreira explica a importância de trabalhar nas duas vias. “Quando vejo o estádio em Codó, lotado de crianças cheias de esperança por um futuro melhor através do esporte é quando vejo que o CTMA foi uma escolha acertada. Ao mesmo tempo, elas veem atletas de elite, que fazem parte do mesmo clube que elas indo para as Olimpíadas. É inspirador e mostra onde elas podem chegar ao se dedicarem”.
Para o secretário Rogério Cafeteria, o alcance social do projeto é outro aspecto de destaque. “O esporte é uma das maiores ferramentas para garantir a formação de cidadãos e um futuro para as crianças e os jovens. O que a Lei de Incentivo nos mostra, dia após dia, é que isso é um fato. A partir do acesso ao esporte garantimos o acesso à vida, à oportunidade e à capacidade de sonhar e alcançar uma vida melhor às crianças do Maranhão”.