Após mais de 14 dias em quarentena dentro do navio MV Shandong da Zhi, os 23 tripulantes precisarão se submeter a mais dias na embarcação porque um deles testou positivo para a Covid-19. Esse tripulante está isolado em uma das cabines, segundo a Anvisa, e ainda não há confirmação se o ele está com a variante indiana do coronavírus. A embarcação segue ancorada a cerca de 50 km da costa maranhense.
Em outra região de São Luís, 40 indianos que estavam cumprindo quarentena em um hotel já foram liberados. Segundo a SES, todos todos testaram negativo para Covid-19.
Além dos indianos que estão no Shandong da Zhi, um dos tripulantes, de 54 anos, foi enviado a um hospital de São Luís. Ele segue internado e isolado em UTI com o quadro de saúde estável, após ter sido diagnosticado com a variante indiana B.1.617. No entanto, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), não há transmissão local dessa variante em território maranhense.
O tripulante internado chegou a ser entubado no dia 22 de maio, após apresentar piora no quadro clínico. O indiano está internado desde o dia 14 de maio no hospital, quando o navio Shandong da Zhi, chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia.