Um casarão localizado na Rua da Estrela, 163, Centro Histórico de São Luís foi totalmente restaurado e, agora, é a nova sede do Centro Cultural e Educacional Mandingueiros do Amanhã. O imóvel é o primeiro dos vários que vêm sendo reformados pelo Governo do Estado, por meio do programa Adote um Casarão.
A ação é uma estratégia do programa Nosso Centro que identifica, por meio de editais, pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural. O prazo de uso é de 10 anos, renováveis por mais cinco anos. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).
O primeiro piso do casarão foi projetado para a realização das oficinas, atividades culturais e educativas. O imóvel terá, ainda, uma lanchonete e uma lojinha para venda de artigos dos grupos. No segundo pavimento foram instaladas salas multimídia e de informática, uma brinquedoteca e um estúdio de gravação.
Kleber Umbelino Lopes Filho (Mestre Bamba) e Valdira Barros são os idealizadores do Centro Mandingueiros do Amanhã. Eles trabalham, desde 1996, para concretizar esse sonho. Há 25 anos, oferecem, de forma gratuita, serviços culturais e educacionais a crianças e jovens da área central de São Luís, ampliando, depois, para quilombos do interior do Maranhão.
“A inauguração do casarão é a realização de um sonho. Essa nova sede do Mandingueiros é a realização de um sonho nosso. Agora, temos a garantia, com um termo de concessão do prédio, para desenvolvermos nossas atividades e planejamento”, disse a coordenadora do Mandingueiros do Amanhã, Valdira Barros.
Nosso Centro
Maior pacote de obras e investimentos na região central de São Luís, o Programa Nosso Centro tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o centro da cidade de São Luís como espaço democrático.