Cem municípios maranhenses receberão kits literários e pedagógicos para apoiar suas ações de alfabetização na idade certa e colaborar com a preparação para o retorno ao ensino presencial, no âmbito do Pacto pela Aprendizagem, do Programa Escola Digna. A primeira etapa de entregas realizada pelo Governo do Estado aconteceu nesta segunda-feira (14), no auditório do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação Joãozinho Trinta, no bairro Cohab, em São Luís, com a presença de prefeitos e gestores municipais de educação de dez municípios.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que a ação integra o Regime de Colaboração, efetivo, entre Estado e municípios. “Um acervo com cerca de 600 livros, reunindo literatura maranhense e brasileira, que irá ajudar bastante os municípios, além de kits pedagógicos. Uma ação importante no âmbito do Pacto pela Aprendizagem, que está entre os eixos pedagógicos do Programa Escola Digna. Cada semana faremos uma nova entrega. Hoje, o desafio de todos nós é fazer com que o estudante encontre o caminho de volta para a escola e haja recuperação do vínculo do estudante com a escola. Nesse sentido, conclamo todos os municípios para que estejamos unidos com esse propósito e possamos seguir transformando a Educação do Maranhão”, enfatizou.
Nessa primeira etapa foram contemplados os municípios de: São José de Ribamar, Caxias, Timon, Presidente Vargas, Arari, Bacabal, Viana, Jenipapo dos Vieiras, Santa Quitéria e Açailândia.
Os kits são compostos por: uma caixa com acervo de literatura maranhense (100 livros); acervo com literatura brasileira, com quatro estantes e quatro caixas de livros (144 livros). Cada município também receberá o kit aluno, constituído por 25 caixas com 300 kits individuais, contendo: 3 cadernos, 1 grafite, 4 canetas azuis, vermelha e preta, 2 caixas de pontas de grafite, 1 calculadora com pilha e 1 régua.