Os estelionatos virtuais cresceram cerca de 50% nos últimos dois anos em São Luís, segundo o Departamento de Crimes Tecnológicos da capital. Por isso, o departamento alerta sobre os golpes e traz orientações para evitar ser vítima dos criminosos na internet.
Conforme os dados, o crime cometido no ambiente virtual é antigo e chega por meio de mensagens de celular. Nos últimos anos, os criminosos investiram na internet para golpes. O do link falso, por exemplo, instala um vírus no celular, que acaba roubando dados da vítima e tudo através de mensagens. Segundo a polícia, os bancos não enviam mensagens com links.
“Nos dias de hoje, o que mais temos que ter preocupação são torpedos, que são disparados em grande quantidade e em várias questões financeiras, bancos, bancos digitais, informam que foi feito uma compra, se você não fez essa compra, clica nesse link. Bancos não mandam toperdos com links”, disse o delegado Odilardo Muniz.
O delegado indica que o certo é manter contato diretamente com o próprio banco, por meio dos números de telefone e sempre ficar atento a links que podem ser falsos.